FeministizARTE – O núcleo de Braga agradece …

15 12 2009

 

A UMAR-Braga deseja agradecer publicamente aos vári@s participantes – Artistas, Parceiros Institucionais e Privados, Convidadas, Voluntários e Voluntárias – quer a disponibilidade demonstrada para colaborarem connosco, quer o seu contributo para o FeministizARTE, o I Festival de Arte Feminista em Portugal.

Este projecto surgiu da necessidade observada de criar um “espaço” em Portugal para a Arte Feminista, capaz de tratar temas sociais para uma sociedade que se pretende igual em deveres e direitos, de apoiar quaisquer trabalhos artísticos neste domínio, desenvolvendo, paralelamente, uma rede de artistas, activistas, investigador@s e crític@s, possibilitando a sua expressão e visibilidade.

Desta forma, o FeministizARTE concorreu, por um lado, para a demarcação da Arte Feminista, que se caracteriza pela denúncia das desigualdades de género nas diversas arenas da sociedade actual e/ou pela desconstrução dos estereótipos, dos papéis de género e, sobretudo, do discurso dominante; e, por outro, para a apresentação de algumas obras dos diversos domínios de arte e de vári@s artistas.

De mais a mais, o contexto e o tempo onde actuamos geram obstáculos difíceis de ultrapassar, não sendo porém justificação para nos desviar dos nossos propósitos. Daí que, o facto de se ter realizado em Braga, no Norte de Portugal Continental, e apesar das nossas óbvias limitações, advém da necessidade de descentralização dos movimentos feministas e de actividade sócio-cultural.

Cremos, então, que os objectivos a que nos propusemos foram amplamente alcançados. As imagens podem comprovar! Queremos, todavia, apelar a todos e a todas para a continuidade deste esforço, instituindo de facto um “lugar” para a Arte Feminista e uma rede que facilite a visibilidade das obras artísticas deste carácter, não dando, portanto, como finalizado este projecto.

Até uma próxima!

P’lo Núcleo da UMAR-Braga,

Tatiana Mendes


Ações

Information

Deixe um comentário