“Contos da Diferença”

6 10 2009

DSC_069617 Contos; 17 pontos de vista; um esforço de várias mulheres para dar voz ao erotismo lésbico no panorama literário nacional; uma forma original de lutar contra a discriminação.

Nascido de um desafio lançado no Blog Tangas Lésbicas, o livro Contos da Diferença foi apresentado no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca na passada sexta-feira, por iniciativa da UMAR-Braga, perante uma audiência animada e entusiasta.

Para este evento, contámos com a presença da autora e editora, Marita Ferreira, e também com a Professora Luísa Saavedra (feminista;  docente na Escola de Psicologia da Universidade do Minho), que apresentou o livro e falou da importância de iniciativas deste género no contexto da realidade portuguesa, onde ainda é difícil as pessoas assumirem-se como sendo diferentes, devido à existência de discriminação: “Estes contos falam de alguns resultados desta discriminação; Ocultação, suicídio (…) Não é por acaso que estas temáticas surgem aqui.”

Também presente esteve a Professora Francesca Rayner, do MPI – Movimento pela Igualdade, que salientou igualmente a importância da escrita como acto político, e falou um pouco sobre as reivindicações do MPI ao nível da legislação sobre o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

No âmago de uma discussão sempre bem-disposta, e entre histórias partilhadas, aqui emergiu espaço para um debate acerca da discriminação, do papel educacional das famílias, de como dar a volta a uma sociedade que parece determinada a manter-se firmemente agarrada a valores tradicionais, das conquistas já obtidas e do longo caminho que ainda há a percorrer.

A apresentação do livro terminou com a leitura de um dos Contos por Helena Gonçalves (UMAR-Braga), e com a divulgação do Seminário Para Além do Arco-íris: Activismo LGBT e Feminista nos 40 anos de Stonewall, que terá lugar a 20 de Novembro, em Coimbra, e que conta com a organização do grupo Não Te Prives e da UMAR. A participação da UMAR será fundamental para mostrar que as questões LGBT devem estar incluídas no quadro do movimento feminista.

Quanto aos Contos da Diferença, o feedback tem sido positivo, e já está na forja um segundo volume, desta feita mais internacional, uma vez que conta também com histórias vindas do Brasil e da Galiza, o que, segundo Marita Ferreira, lhe confere um ritmo diferente.

Texto: Ana Rita Carlos

Foto: Carla Cerqueira


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: