Acção de rua marca Dia Internacional da Mulher em Braga

9 03 2009

‘Feministiza-te’ por uma sociedade mais igual

O Núcleo de Braga da UMAR assinalou o Dia Internacional da Mulher com a acção de rua ‘Feministiza-te’. Na Avenida Central juntaram-se umaristas e simpatizantes da causa, por uma sociedade mais igual.

Durante a tarde de ontem foram levantados cartazes com slogans a remeter para a situação das mulheres em Portugal e no mundo. Nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, o núcleo de Braga da UMAR mostrou que é importante assinalar as conquistas, mas não deixar no esquecimento as lutas que precisam de ser travadas em prol do bem-estar social de homens e mulheres, num mundo que se pretende justo.

Se as mulheres já conseguiram diversos avanços na área do trabalho, do ensino, da saúde, da política e da economia, ainda continuam a ser vítimas de discriminações múltiplas. De realçar os casos de violência doméstica, crimes de honra, tráfico humano, mutilação genital, entre outros. Dados recentes sustentam que as mulheres estão entre os grupos mais afectados pela pobreza em todo o mundo. Existe ainda muito trabalho a realizar no sentido da criação de leis e sobretudo da mudança de mentalidades.

hpim1926Paralelamente, no âmbito da campanha ‘Não sou cúmplice’, o núcleo de Braga colocou 43 bandeiras pretas sinalizadas num jardim da avenida, que correspondem ao número de mulheres assassinadas em 2008 vítimas de violência doméstica. Além disso, os elementos do núcleo entregaram autocolantes e panfletos de divulgação da campanha ‘Feministiza-te’, que visa consciencializar homens e mulheres para as grandes causas que preocupam hoje a UMAR e os/as feministas em geral, em Portugal e no mundo.

 

hpim1802Uma marcha pelo centro da cidade encerrou a iniciativa, que teve uma forte adesão da população bracarense, que questionou as/os umaristas sobre algumas problemáticas e que agradeceu pelo facto de mostrarem que é importante apresentar as mulheres como agentes de sucesso, mas não silenciar as opressões que continuam bem presentes.

 

 

União de Mulheres Alternativa e Resposta

Núcleo de Braga


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: