Espalhando os feminismos em…Fafe

23 02 2009

A violência doméstica e violência no namoro estiveram em debate no auditório da Biblioteca Municipal de Fafe, no último dia 21 de Fevereiro, numa iniciativa da Juventude Socialista. 

A representante da Amnistia Internacional, a Dra. Maria Augusta alertou para o panorama internacional e europeu da mulher, que sofre uma violência multifacetada constituindo, assim, uma perpetuação da violação dos direitos humanos. 

A Gestora do apoio à Vítima de Braga, a Dra. Teresa Sofia Silva focou precisamente a violência doméstica, no seu contexto, causas e consequências, bem como desmistificou vários pontos ligados ao contexto da violência na família. A violência que surge, igualmente, no contexto do namoro como sublinhou a Dra. Cristiana Silva, da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), apresentando números assustadores que apontam que um em cada quatro jovens estaria nesta situação. As pressões, ciúmes, vigilância e desconfiança nas situações de namoro sendo vistas pelas vítimas como naturais e uma prova de amor e preocupação.

O crime público da Violência Doméstica não podendo ser visto sem uma actuação das forças policiais, a presença de dois agentes do Núcleo de Investigação e Apoio ás Vítimas (NIAVE – GNR) foi importante para explicar o acompanhamento e a investigação das situações de violência contra mulheres, crianças e idosos.

Essa violência está relacionada com as questões de género e de poder, neste sentido o nosso núcleo foi representado por Sylvie Silva Oliveira, que terminou com a análise do fenómeno através de uma perspectiva feminista. A igualdade de género sendo essencial para eliminar situações de patriarcado, discriminações e dominação entre homens e mulheres.

P’lo Núcleo de Braga da UMAR

Texto: Sylvie Oliveira
Vídeo: Anabela Santos


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: