40 vítimas de violência doméstica morreram este ano

19 11 2008

violence_against_women_by_amaranteash

Quarenta mulheres perderam a vida, este ano, vítimas de violência doméstica. Esta a conclusão de um estudo que vai ser apresentado, esta quarta-feira, no Porto, pela União das Mulheres Alternativa e Resposta.

“O ano de 2008 tem sido um ano negro da violência doméstica em Portugal”. A afirmação é da União das Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), que hoje apresenta, no Porto, os dados do Observatório de Mulheres Assassinadas relativos ao corrente ano, segundo o qual, em 2008, já morreram em Portugal 40 mulheres vítimas de violência doméstica.

De facto, só em 2004 houve números próximos dos que serão apresentados hoje pela UMAR. Nesse ano, foram 42 as vítimas mortais da violência doméstica. Em 2005, foram 36 e, em 2006, foram 37 as mulheres assassinadas pelos seus companheiros ou descendentes directos. Já no ano passado, o número baixou para 21 vítimas, a maior parte das quais com mais de 36 anos de idade. Este ano, a faixa etária mais atingida é a que se situa entre os 25 e os 35 anos de idade.

Segundo a UMAR, as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto são as que registam maior número de casos de mulheres assassinadas, vítimas de violência doméstica. Só este ano, já terá havido sete homícios na Grande Lisboa e seis no Grande Porto.

Os Açores surgem em terceiro lugar, com quatro homicídios. Seguem-se Coimbra e Setúbal, com três casos cada cidade. Já Aveiro, Viseu e Portalegre terão registado dois homicídios. Foram seis as cidades que tiveram um caso: Braga, Viana do Castelo, Santarém, Leiria, Castelo Branco e Évora.

São estes números negros que fazem com que a UMAR lance, hoje, uma campanha dirigida aos homens “para se solidarizarem com as vítimas de violência, retirarem o apoio aos agressores e se demarcarem dos seus actos”. A campanha denomina-se “Eu não sou cúmplice!”.

Fonte: JORNAL DE NOTÍCIAS


Ações

Information

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




%d bloggers like this: