Qual é hoje o papel da mulher no mercado de trabalho?

1 05 2009

martharosler-nature-girls-jumping-janes-1966-72

 

No âmbito da comemoração do Dia do/a Trabalhador (a), o núcleo de Braga da UMAR saiu à rua para lançar uma questão que teima em não calar: Qual é hoje o papel da mulher no mercado de trabalho?

Entrevistando mulheres e homens de diversas faixas etárias e estatutos socioeconómicos, o núcleo obteve respostas, no mínimo, interessantes.
Ora vejamos: 

NOME: Maria Rosa
IDADE: 50 anos
PROFISSÃO: Empregada Comercial
Considero que a mulher hoje no mercado de trabalho é uma escrava, porque tem de trabalhar e estar em casa. Se as mulheres, especialmente se têm filhos, se dedicassem mais aos filhos e à vida familiar, talvez o país melhorasse porque há muita falta de emprego. Há uns anos atrás, era uma percentagem muito pequenina de mulheres que trabalhavam fora, davam mais assistência às suas famílias. Hoje anda tudo desorganizado!

NOME: Andreia Fernandes
IDADE: 20 anos
PROFISSÃO: Comerciante de loja
As mulheres são importantes no mercado de trabalho porque têm muitas ideias, têm um trabalho muito cooperativista, são muito meigas.

IDADE: 13 /14 anos
PROFISSÃO: Estudantes
(A) – Depende do trabalho. Algumas são exploradas, outras não.
(B) – Há trabalhos mais apropriados para as mulheres e outros para os homens.
(C) – Mas afinal todos os trabalhos dão para as mulheres, todos dão. Pode haver alguma discriminação, mas todos dão.
(D) – Queria ver-te pegar na enxada!
(C) – Todos dão para as mulheres, vêem-se mulheres a conduzir camiões, táxis, camionetas. Portanto, todos os trabalhos dão para as mulheres. Somos capazes de fazer as mesmas coisas que os homens.

NOME: Adelaide Costa
IDADE: 23 anos
PROFISSÃO: Estudante
Sinceramente, acho que hoje em dia já é igual ao do homem. Aliás, já conseguem muitas vezes ocupar cargos superiores aos dos homens. Acho que hoje em dia está em igualdade.

NOME: Eduardo Velosa
IDADE: 20 anos
PROFISSÃO: Estudante de Engenharia Biológica
As mulheres no mercado de trabalho continuam a ser a mão-de-obra mais barata. Infelizmente, continuam a receber menos. Há muito mais mulheres desempregadas do que homens. A percentagem de mulheres a receber o salário mínimo é muito maior do que o número de homens. Neste momento, o seu papel cumpre os interesses económicos do país: é ser a mão-de-obra mais barata e mais explorável. É esse o papel da mulher no mercado de trabalho!

NOME: Filipe
IDADE: 24 anos
PROFISSÃO: Neurofisiologista
Penso que é fundamental, tal e qual quanto o do homem, não é? Nem um, nem outro é superior. Penso que ambos devem ser tratados de igual forma e que a igualdade de oportunidades para ambos é uma mais-valia para a sociedade em geral.

NOME: Joaquim Rocha
IDADE: 39 anos
PROFISSÃO: Professor Universitário
É um papel necessariamente cada vez mais activo. Tem que ser reconhecido por todos e não é um problema de saber se a mulher tem ou não esse papel, quer dizer, é inato à própria condição de ser mulher ter um papel no mercado de trabalho. O problema é compatibilizar a vida da mulher no local de trabalho com o outro estatuto que ela tem, que a maior parte dos homens não terá, que é a assunção da vida familiar, uma série de encargos que os homens não têm. Portanto, não é um problema de reconhecimento de estatuto, esse têm-no indubitavelmente. É o problema de na prática poder compatibilizar esse estatuto com o estatuto não profissional ou não ligado ao mercado de trabalho, um estatuto mais pessoal e mais familiar.

NOME: Rodrigo
IDADE: 17 anos
PROFISSÃO: Estudante
Está a evoluir na sociedade…

NOME: Artur Pereira
IDADE: 53 anos
PROFISSÃO: Empregado comercial
O papel da mulher é fazer as tarefas domésticas, tratar dos filhos e trabalhar. De qualquer forma, temos de louvá-las, não é?

NOME: Maria
IDADE: 30 anos
PROFISSÃO: Bailarina
As mulheres ainda se vêem muito diminuídas… as ofertas ainda não lhes chegam às secretárias… O papel da mulher ainda está muito diminuído.

NOME: Paula Miranda
IDADE: 20 anos
PROFISSÃO: Estudante de Psicologia
Acho que já tem evoluído muito, mas ainda há muita coisa a fazer. Ainda há a ideia que há trabalhos para homens e trabalhos para mulheres. Mas de uma maneira geral tem evoluído muito.

NOME: Ângela
IDADE: 18 anos
PROFISSÃO: Estudante de Biologia e Geologia
É óptima! E acho que as mulheres deveriam de ocupar cargos ainda maiores, de maior responsabilidade.

NOME: Pedro
IDADE: 29 anos
PROFISSÃO: Estudante de Biologia e Geologia
É muito importante. Há certos cargos que devem ser exercidos por mulheres. Têm uma sensibilidade maior. E continuam a existir cargos que se continuam a ver como cargos de homens. Há cargos que exigem muito mais esforço físico não querendo dizer que elas não tenham capacidade para isso mas há cargos. Não é o ser do homem, mas acaba por se tornar muito mais fácil a realização desse tipo de trabalho pelo homem. Há cargos que exigem maior sensibilidade, eu acho muito bem que as mulheres estejam lá. Depende da capacidade de cada um!

NOME: Augusta Silva
IDADE: 48 anos
PROFISSÃO: Empregada de Limpeza da UMinho
A mulher trabalha bastante. Trabalha mais que os homens. Quantas mais mulheres melhor para o nosso país. Dar apoio às mulheres que elas merecem!

 

União de Mulheres Alternativa e Resposta
Núcleo de Braga

Imagem: Martha Rosler

About these ads

Acções

Information

5 responses

22 09 2009
Reginaldo

Este site não tem nenhum valor porque eu não quero saber da vida delas!!!!!!!!!!!!!!!!!!

5 10 2009
Carolina

A importância da mulher no mercado de trabalho se dá pelo fato de serem muito criativas, ousadas, arriscam mas não deixamm de ser cautelosas. Sabem assumir vários papéis na vida sem que um interfira o outro. São mães, do lar, profissionais, esposas, amigas….. Elas são realmente d++++

30 08 2010
alana

bom

23 05 2011
Claudineia Adriano

ótimo… eu acho que é uma tendência e de grde crescimento global a mulher no mercado de trabalho porque ela saber muito bem organizar e hoje precisamos reorganizar com a nova era da informação e conhecimento sendo que temos que resgatar os valores com muita sabedoria para um desenvolvimento de qualidade e responsabilidade que temos perante a sociedade.

23 05 2011
Claudineia Adriano

ótimo… eu acho que é uma tendência e de grde crescimento global a mulher .

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s




Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: